sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Conseguir mater o equilíbrio entre a razão e a emoção é o segredo para o sucesso e, principalmente, para a felicidade. Saber dosar nossos sentimentos é, sem dúvida, muito complicado, mas essencial para conseguirmos êxito em nossas vidas pessoais e/ou profissionais.

O sentimentalismo atribuído a nós, seres humanos racionais, concede-nos a capacidade de expressarmos emoções das mais variadas formas. Quando choramos,rimos ou nos alegramos, por exemplo, estamos demostrando uma pequena fração de tudo que está contido em nosso interior. Há um equívoco quando é dito que devemos controlar nossos sentimentos; o que deve ser administrado é a intensidade e a proporção que esses tomam em nossas vidas.Saber o momento mais oportuno para manifestá-los é fundamental para não cometermos exageros, porém, na maioria das vezes, não conseguimos colocar isso em prática.Vivenciar situações que despertem emoções é rotina em nossas vidas;diariamente, estamos expostos a elas, e são esses momentos que fazem nossos dias serem únicos e especiais.

Muitas escolhas em nossas vidas necessitam ser tomadas a critério da razão, pois nessas o bom-senso deve prevlecer. Quando planejamos com antecedência experiências que desejamos realizar, a emoção também estará presente. Viver momentos previsíveis também é fundamental, pois são eles que nos proporcionam estabilidade e certeza. A racionalidade nos fornece controle e segurança de que o que foi planejado irá realizar-se com sucesso.

O equilíbrio entre a razão e emoção é o método mais eficaz para alcançarmos o que realmente desejamos, com a certeza de que dará certo e com a alegria de um momento especial. Não podemos nos esquecer de que o sentimentalismo, na maioria das vezes, prevalece sobre a razão, mas é por meio dela que explicamos as decisões tomadas. Para obtermos plena felicidade, devemos ser raionalmente sentimentais.

2 comentários:

  1. Minha genra, estás escrevendo e te expressando muito bem, vais tirar de letra as tantas cadeiras de Português que tens pela frente. Serás uma ótima RP. O Blog está bem legal, valeu!
    com orgulho da sogrinha Rê

    ResponderExcluir
  2. Quem será que está por tras desta poetisa de tabela com tanta sensibilidade que isso eu sabia que ela tinha,digo p/todos que aqui chegarem essa menina é especial!

    ResponderExcluir