domingo, 19 de setembro de 2010

O egoísmo frente a sociedade



Diariamente vivenciamos situações um tanto quanto inesperadas. Em muitos desses momentos somos surpreendidos por pessoas com ações individualistas, querendo assim, suprirem suas necessidades e alcançarem seus objetivos a qualquer custo.Essa doxomania compulsiva de muitos está fazendo do mundo um lugar difícil de se viver.
A individualidade atribuída a nós, seres humanos racionais, adicionou excentricidade ao meio social.O egoísmo corrompeu um determinado grupo humano de tal forma que, quando estão em sociedade os valores comuns não prevalecem nem ao menos aparecem.O que está acarretando esse processo devastador é o fato de que as pessoas querem sempre levar vantagens sobre as outras. E isso é uma cadeia cíclica; ninguém quer ceder em nenhum aspecto.Tomamos por exemplo as filas de espera, muitos indivíduos que se dizem "espertos" não sabem respeitar a ordem e a formação da mesma; julgam-se superiores ou até mesmo com mais direito, desrespeitando até mesmo os preferenciais. Sendo assim, a convivência entre todos acaba por se desgastar, chegando a um ponto insuportável.Pessoas egoístas, acredito eu, se tornam cegas para os acontecimentos que as envolvem; preferem usufruir de suas vidas preocupando-se consigo e esquecendo o próximo. As relações seriam tão mais verdadeiras se cada um deixasse de se preocupar com o "eu".A maioria das diferenças sociais, os preconceitos e as inúmeras injustiças presente no nosso dia-a-dia, se dão justamente por esses gestos insensíveis e egocêntricos.
Por tais razões nunca quero incluir-me neste seleto, mas significativo, grupo humano e acredito profudamente que vocês, meus leitores, também não queiram. De modo que, essas pessoas podem até ter absolutamente tudo que almejam mas são desprovidas do essencial: AMOR GRATUITO. A convivência em sociedade só será satisfatória quando todos enxergarem que é muito mais digno ser SOLIDÁRIO E COMPASSIVO.

6 comentários:

  1. A real culpa de tudo isso está no capitalismo e no neoliberalismo! Sistema socio-economicos amorais!
    As pessoas não são egoístas, se tornam para poderem se adaptar a realidade social, o egoísmo é apenas mais uma forma de sobrevivencia, o sistema quer individualismo, o sistema não preza o coletivismo. E as pessoas também se tornam individualistas pois pensam que podem fazer de tudo, quem manda é o dinheiro, é ele que dá poder e na cabeça das pessoas ele também dá moral!

    Por isso sou socialista, por isso prezo o comunismo! Socialismo é paz, é solidariedade, é fraternidade.

    ResponderExcluir
  2. concordo em termos com o guilerme, porque não se pode generalizar o egoismo, a todas as pessoas, onde irão parar as pessoas solidárias? existem pessoas que se deixam vencer pelo poder, e pela vontade de querer mais e mais, só que quanto mais alto, maior a queda, pessoas solidárias são poucas mas sempre tem seus valores reconhecidos.

    ResponderExcluir
  3. AS VEZES DAR ENTENDER QUE SER EGOÍSTA JÁ FAZ PARTE DE UM GRUPO DE PESSOAS,QUE SÓ PENSAM EM LEVAR VANTAGEM,SUBIR NA PROFISSÃO À QUALQUER PREÇO,MESMO QUE PARA ISTO TENHA QUE PASSAR ATÉ POR CIMA DE ALGUÉM,QUE ELE SE DIZ AMIGO.MAS SE LEVARMOS TUDO A PONTO DE FACA,BREVE NÃO EXISTIRÁ AMIZADE SINCERA E MUITO MENOS CONFIANÇA ENTRE AS PESSOAS.ESTAREMOS SEMPRE,DESCONFIANDO DE TUDO E DE TODOS.ENTÃO O QUE TEMOS QUE FAZER É AGIRMOS DE ACORDO COM OS NOSSOS PRÍNCIPIOS,MESMO QUE OS OUTROS NOS ACHEM UNS BABACAS,POIS NINGUÉM MELHOR DO QUE A VIDA E O TEMPO PARA NOS MOSTRAR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO AMOR AO PRÓXIMO.BJOS MARINA

    ResponderExcluir
  4. De maneira simples podemos definir o individualismo como a teoria que faz prevalecer o direito individual sobre o coletivo.
    A doutrina do individualismo se expandiu de tal forma que contaminou o cristianismo, gerando uma sub-cultura cristã individualista que prega o relacionamento do indivíduo com Deus, numa busca piedosa, devocional, quase monástica, como o caminho da realização. Ela descarta qualquer ênfase social do Evangelho; desvalorizando a dimensão comunitária como algo de valor que deva ser buscada pelos cristãos.

    Esta cultura está muito presente nas igrejas que se voltam para as quatro paredes do Templo, se enclausuram e se fecham em torno de si mesmas, deixando de perceber a importância da dimensão social do Evangelho enfatizada nas Escrituras

    Grande Abraço
    Denis Wille

    ResponderExcluir