quarta-feira, 8 de setembro de 2010

REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO

Em um mundo completamente globalizado milhares de transformações acontecem diariamente em todas as partes.Muitas dessas revoluções estão acontecendo simultaneamente e, nós, nem nos damos conta.Mas quais serão essas mudanças que estão transformando o nosso mundo em lugar tão difícil e complicado de se viver?
Essas mudanças estão ocorrendo cada vez mais depressa.São transformações nas quais,infelizmente, nos acostumamos rapidamente sem ao menos conseguirmos identificá-las. As instituições educacionais, por exemplo, hoje não são as mesmas do passado. As escolas estão tendo de fazer o papel dos pais em fornecer educação básica, que deveria vir de casa, e isso está se tornando um grande problema.
Todo esse transtorno que estamos vivendo na educação é apenas um fruto da falta de educação familiar. Os pais acreditam que é dever da escola educar os filhos, e se esquecem de que a base deve partir deles próprios.Assim, conseguimos começar a enxergar e entender por que há tanta rebeldia nas salas de aula, tantos professores ofendidos e desmotivados e tantos adultos com uma péssima formação educacional.Tudo isso acaba se tornando um mau reflexo da educação familiar.Nas escolas, os professores devem continuar o trabalho que os pais fizeram em casa e podem também complementá-lo.
O que estamos habituados a ver é justamente o oposto.Professores estão submentendo-se a fazer papéis de pais e mães, estão tendo de trabalhar de uma forma completamente fora do normal, e isso está se tornando um fracasso contínuo.Nem a família exerce bem suas tarefas,nem os professores, e os maiores prejudicados são os alunos.Essas crianças começam a desenvolver problemas psicológicos e emocionais, muitas delas se tornam agressivas, sem interesse pelos estudos e, até mesmo, pela vida. Assim, a sociedade vai deteriorando-se, pouco a pouco, trazendo sérias consequências ao mercado de trabalho (quanto à questão de qualificação profissional) e também ao meio social.
Essa revolução educacional é um processo lento, porém devastador. Para modificar a educação devemos primeiro ajudar na estrutura familiar; depois que esta for reestabalecida, as mudanças na formação de jovens e crianças irão dar resultados positivos.Não podemos deixar de acreditar.Família mudada é educação renovada.
Pessoal, queria agradecer DEMAIS o apoio e a colaboração de todos vocês.Em apenas 6 dias foram mais de 300 visitas. Estou muito animada com esse blog e dedico tudo isso a vocês. OBRIGADA A TODOS E SEJAM SEMPRE BEM-VINDOS!

9 comentários:

  1. Marina concordo contigo que a família é muito importante neste contexto e é a base por onde começamos.Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Teu blog tá demais, parabéns.
    És uma ótima escritora e a cada texto dá pra perceber mais isso.
    Beijos do primo Iúri.

    ResponderExcluir
  3. MARINA À RESPEITO DO TEXTO QUE ESCREVESTE SOBRE COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO DE HOJE,CONCORDO PLENAMENTE.MAS TAMBÉM ACHO QUE AS PESSOAS DEVEM APRENDEREM A ESCUTAR UMAS AS OUTRAS,SEM CRÍTICAS,SEM DESCASO,TÃO SÓMENTE OUVVIR.ISTO NÃO SIGNIFICA QUE CONCORDAMOS COM TUDO QUE ELAS DIZEM,NÃO,MAS RESPEITAMOS A OPINIÃO DE CADA UMA E O MODO DELAS AGIREM EM DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAS.BEIJOS ELIANE

    ResponderExcluir
  4. Marina Parabéns, tuas idéias e tua escrita são o reflexo de tua maturidade.
    Continua assim.
    Nilton

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o sistema é falho! Os pais sem qualificação "tentam" dar o melhor para os filhos, em seus subempregos com baixa remuneração e com isso trabalham mais, se extressam mais e não tem tempo para os problemas dos filhos pois já possuem muitos problemas. Os professores também têm baixa remuneração e com isso trabalham mais, se extressam mais e seu trabalho torna-se mais quantitativo do que de qualidade e isso é reforçado com a desmotivação dos alunos em estudar (pois são jovens, e só querem se divertir, e não deixam de estar errado). E mais um zilhão de coisas que contribuem para isso!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa de ter um blog com assuntos sérios e relevantes.
    Muito bom mesmo, estou orgulhoso de ti guria.
    Bjos !!!
    Denis Wille

    ResponderExcluir
  7. A sociedade mudou, a família mudou, a escola mudou, isso é fato Marina!
    Sei muito bem querida, passo por isso todos os dias.
    Nós professores estamos tentando fazer um papel que não é nosso, não podemos mais nos dar ao luxo de somente "ensinar o conteúdo", temos que ensinar bons hábitos, atitudes e tudo que já deveria vir de casa e ainda por cima, muitas vezes, sem o apoio daqueles que deveriam ter ensinado isso tudo às crianças, é bem comum os pais ficarem contra nós quando tentamos ensinar seus filhos.
    Te ler... te ver publicando tuas ideias me dá até uma esperança, guria! Talvez os jovens de hoje quando forem pais, tenham mais consciência do seu papel, da família.
    Parabéns pelo blog!
    E pelos textos muito bem escritos!
    Abração.

    ResponderExcluir
  8. Estou torcendo pelo teu sucesso só fiquei triste que as pessoas que avisei não se manifestaram,mas nós estamos orgulhosos do exemplo e coragem que tiveste para todo este envolvimento, é muita responsabilidade.Segue em frente que tem muita gente torcendo por ti mesmo que não poste comentario e tu sabes alguns.Bjks te amo.

    ResponderExcluir
  9. Por trabalhar com alunos percebo que realmente a família faz a difença.
    A forma de mostrar o que vem de casa está nas ações dos alunos.
    Me arrisco a dizer que se o alunos estão falhando é porque a família está deixando de estar presente ou de compartilhar etapas importantes no desenvolvimento desse indivíduo. Penso que arriscar faz parte do processo de desenvolvimento de cada um, porém saber até onde vai o meu limite é fundamental para o respeito existir e evitar prejuizos aos outros.

    Parabéns Nina,estou orgilhosa! Bjos da tua dinda que te ama D+ Estér

    ResponderExcluir